Autoria: Portal EducarBrasil


Titulo: As zonas climáticas da Terra


Corpo do Texto:

Você acorda de manhã para ir à escola. Acabou de começar o horário de verão, e você terá que se acostumar a levantar bem cedinho. Sai de casa, pega o jornal e procura a previsão do tempo para ver se vai chover. Um detalhe o intriga: por que a temperatura de Macapá será entre 25 e 34 °C, enquanto, em Porto Alegre, será de 10 a 24 °C? Afinal, as duas cidades não estão no mesmo país? Como é possível haver tanta diferença de temperatura entre dois lugares?

A Terra tem formato geoide, que se assemelha a uma esfera, por isso as diferentes áreas do globo não recebem luz solar com intensidades iguais. As regiões próximas à Linha do Equador são atingidas pelos raios solares de forma perpendicular, ou seja, os raios chegam mais fortes nessas áreas. Saindo do Equador e indo em direção norte ou sul, os raios solares atingem a Terra de maneira inclinada. Quanto mais próximo aos polos, maior a inclinação dos raios, logo menor a temperatura.

A partir dessa variação solar, foi possível delimitar cinco regiões térmicas na Terra. A Zona Intertropical, entre os trópicos de Câncer e Capricórnio, é onde se encontram as áreas mais quentes do planeta. As Zonas Temperadas, ao sul entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico, e ao norte, entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico, apresentam regiões com temperaturas mais amenas do que no Equador e estações bem definidas (primavera, verão, outono e inverno). As Zonas Glaciais encontram-se nos polos Norte e Sul e são as áreas mais frias.

Nas Zonas Intertropicais, os raios solares chegam com uma inclinação bem menor do que nas Zonas Temperadas e, assim, elas recebem quantidade de calor constante durante o ano. Essas áreas do globo apresentam amplitude térmica, ou seja, a variação das condições climáticas (temperatura, pluviosidade) é menor do que nas Zonas Temperadas. As áreas entre os trópicos apresentam duas estações bem definidas: verão (quente e úmido) e inverno (ameno e geralmente seco).

As Zonas Temperadas são as que mais sofrem variação de temperatura. Isso se dá devido à inclinação do eixo terrestre em relação à órbita que a Terra percorre no espaço. Essa inclinação faz com que, durante uma época do ano, de dezembro a março, o hemisfério Sul receba mais calor do que o hemisfério Norte. Assim, ocorre verão nos países situados abaixo da Linha do Equador e inverno nos países ao norte. Com o movimento de translação, a posição do planeta se modifica. De junho a setembro, ocorre verão no hemisfério Norte e inverno no hemisfério Sul.

Já nas zonas glaciais, o inverno é rigoroso, e o verão é brando.

O Brasil apresenta a maior parte de seu território na Zona Intertropical, como Macapá, que está próxima à linha do Equador, o que faz com que sua temperatura seja maior. Porém, uma pequena parte está localizada na Zona Temperada do Sul, como Porto Alegre, que está próximo do Trópico de Capricórnio, com temperaturas mais frias.

O calor é um dos fatores importantes para definir os climas da Terra. O clima traz consequências para o cotidiano das pessoas e até para a cultura de um povo. O modo de vestir, de comer, quais produtos cultivar e como construir as moradias são aspectos influenciados pela temperatura e pela umidade.

Como exemplos, temos os esquimós e os índios brasileiros.

Os esquimós são povos que habitam as áreas em torno do Círculo Polar Ártico. Essa região situa-se na Zona Glacial. Com um clima frio e úmido e sem vegetação, eles vivem da pesca e da caça de animais, como ursos, baleias e focas. Vestem peles de animais, e suas casas são feitas de blocos de gelo e chamadas de iglus. Percebe-se que os esquimós vivem de acordo com os aspectos naturais da região onde moram. Suas roupas, comidas e casas servem para aquecer e sobreviver ao frio intenso (ver figura em anexo).

Já os índios brasileiros, na floresta Amazônica ou na Mata Atlântica, convivem com muito calor e umidade. A região da floresta está localizada na Zona Intertropical. A temperatura elevada e a chuva induzem uma biodiversidade maior do que a encontrada nas Zonas Temperadas e Glaciais, logo a região possui mais espécies de animais e vegetais. A alimentação dos índios é composta principalmente de frutas e vegetais da floresta, pesca e caça de alguns animais. As casas, chamadas de ocas, são feitas de madeiras e folhas de palmeiras e palha. Como a região é quente, os índios utilizam trajes típicos (ver figura em anexo).

Não podemos nos esquecer de que os climas também sofrem influência da altitude, da vegetação e das massas de ar. Não são apenas as zonas climáticas que definem as peculiaridades climáticas de cada região.


Pontos Selecionados:

Groenlândia

A maior parte da Groenlândia está localizada dentro do Círculo Polar Ártico. Suas coordenadas geográficas são 71° 43’ 28’’ N e 42° 39’ 10’’ O. É a maior ilha do mundo, com aproximadamente 2,2 milhões de Km2, porém, devido ao clima frio, sua população é pequena, cerca de 57 mil habitantes. Possui pouca vegetação, concentrada ao sul da ilha, porém é rica em recursos minerais como: minério de ferro, chumbo, carvão, zinco e petróleo. Existe uma camada de gelo que cobre toda a ilha. Por isso, a população vive da pesca e da extração mineral. Situa-se na Zona Glacial do Norte com clima polar, onde as médias térmicas são de -30° C anuais.

Curiosidades: http://www.terra.com.br/curiosidades/lugares/lugares_08.htm

Mapa: http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&biw=1037&bih=451&q=Mapa+Groenl%C3%A2ndia&um=1&ie=UTF-8&hq=&hnear=Greenland&gl=br&ei=DTQnTYm-F4aKlweUiIXsAQ&sa=X&oi=geocode_result&ct=title&resnum=1&ved=0CBsQ8gEwAA

Bandeira:


Link da Bandeira: http://www.marcosgeograficos.com.br/adm/bandeiras/2b64e36521b1278d0355b94e31fc5531.png


França

O continente europeu situa-se na Zona Temperada do Norte. Seu clima, temperado, sofre variações de acordo com as massas de ar, a altitude e a latitude. Nos países que estão próximos às latitudes 30°, encontra-se o clima Temperado Mediterrâneo. Como essa região está próxima à Zona Intertropical, recebe mais calor que as áreas mais ao norte do continente. É o clima da Espanha, de Portugal e da Itália.

O clima Temperado Oceânico não possui meses secos, sua amplitude térmica é baixa, e as chuvas são abundantes. É o caso da Irlanda e da França, coordenadas geográficas 46°16’ 40’’ N e 2°12’ 25’’ L. Já Letônia e Moscou possuem o clima Temperado Continental, onde a amplitude térmica é elevada, verões quentes e invernos frios e secos.

Curiosidades: http://pt.wikilingue.com/es/Gastronomia_da_Fran%C3%A7a

Mapa: http://www.ezmapfinder.com/pt/country-france.html

Bandeira:


Link da Bandeira: http://www.marcosgeograficos.com.br/adm/bandeiras/0d7004ee2177d768e756555d5790cfc6.png


Amazonas

A floresta Amazônica está situada na América do Sul e abrange os territórios do Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. É cortada pelo Linha do Equador e encontra-se na Zona Intertropical, logo recebe muita radiação solar durante todo o ano. As regiões localizadas nessa zona climática possuem temperaturas elevadas durante todo o ano, com baixa amplitude térmica, pluviosidade alta e sem estações secas. Um exemplo é Manaus, capital do Amazonas, cuja localização é 3° 06’ 25’’ S e 60° 01’ 34’’ O.

Curiosidades: http://www.ezmapfinder.com/pt/country-france.html

Mapa: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/imagens/am_mapa_gde.gif

Bandeira:


Link da Bandeira: http://www.marcosgeograficos.com.br/adm/bandeiras/2c1f06770eb7b9103222afeabdccc540.jpg


Argentina

A Argentina, cuja capital é Buenos Aires (coordenadas 34°36’ 18’’ S e 58°22’ 19’' O) está localizada na Zona Temperada do Sul. O clima da Argentina sofre a influência do relevo, das massas de ar e do oceano. Os climas que atuam nesse país são quatro: o subtropical ocorre no Norte da Argentina, onde não há estações secas. Buenos Aires possui um clima temperado, frio e úmido, pois sofre influência do oceano. De modo geral, todo o território apresenta temperaturas mais amenas, ocorrendo nevadas durante o inverno.

Curiosidades: http://www.pasiontango.net/pt/artigos.aspx?id=historia-do-tango

Mapa: http://www.guiageo-americas.com/mapas/argentina.htm

Bandeira:


Link da Bandeira: http://www.marcosgeograficos.com.br/adm/bandeiras/dc76ff9ce7d6c24264de107df3634451.png


Antártida

A Antártida, coordenadas geográficas 75°10’ 58’’ S e 0°04’ 29’’ O, é a região mais fria do planeta. Está localizada na Zona Glacial do Sul. Nesse continente, foram registradas as menores temperaturas da Terra, atingindo mais de 85° C negativos. Outra característica do clima é a baixa pluviosidade, o que torna essa região extremamente seca, sendo chamada de deserto frio ou deserto polar. A maior parte da chuva ocorre em forma de neve.

Devido ao eixo de inclinação da Terra, existe um período em que o continente não recebe luz solar e outro em que o Sol não se põe.

Curiosidades: http://360graus.terra.com.br/ecologia/default.asp?did=26856&action=geral

Mapa: http://www.guiageo-antartica.com/mapa.htm

Bandeira:


Link da Bandeira: http://www.marcosgeograficos.com.br/adm/bandeiras/4fb22666c3a3caf486ba340809986140.png


Questão Investigativa:

Procure saber em qual zona climática sua cidade se localiza? Qual o clima de sua cidade ou região? Como sua vida e a vida de sua família são afetadas pelo clima?


Competência e habilidade:

Competência:Compreender a importância da Geografia para análise do mundo contemporâneo, bem como a relação entre a Geografia e as demais ciências.

Habilidade: 1. Utilizar textos e figuras para entender a organização espacial global; 2. Assistir a filmes que explorem essa temática, promovendo reflexões e debates acerca do assunto; 3. Comparar realidades espaciais de lugares distintos; 4. Elaborar maquetes que retratem o mesmo espaço em tempos distintos, mostrando o antes e o agora.


Anexo: arquivo KMZ


Destaque:

Sites de apoio didático-pedagógico:


Questão Investigativa:

Procure saber em qual zona climática sua cidade se localiza? Qual o clima de sua cidade ou região? Como sua vida e a vida de sua família são afetadas pelo clima?


Atividades para estudantes:

Faça uma pesquisa sobre a amplitude térmica de sua cidade. Procure o centro meteorológico mais próximo e anote qual a temperatura mínima e máxima que já foi registrada na região em que você mora. Depois, com seus colegas, discuta se essa amplitude térmica é influenciada apenas pela radiação solar ou se existem outros fatores.

Sugestão docente:

Apresente, para os alunos, os pontos traçados no Marco Geográfico. Peça a cada grupo que escolha um marco e que pesquise sobre outros lugares que possuem o mesmo clima e que estão na mesma zona climática.


Temas transversais:

Meio Ambiente


Referencias:

http://www.alunosonline.com.br/geografia/zonas-termicas-terra/.. Acesso em 15/09/2010.

http://www.mundovestibular.com.br/articles/4182/1/DINAMICA-CLIMATICA/Paacutegina1.html. Acesso em 15/09/2010.

http://www.agua.bio.br/botao_d_P.htm. Acesso em 15/09/2010.

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/zonas-termicas-terra.htm. Acesso em 15/09/2010.

http://marlivieira.blogspot.com/2008/10/zonas-trmicas-da-terra.html. Acesso em 15/09/2010.


Resumo:

A radiação solar incide de forma diferente, dependendo da região terrestre: perpendicular no Equador e inclinada nos polos. O texto explica o porquê dessa diferença e as consequências para o clima e a formação vegetal do planeta.


Créditos
Link imagem:http://www.marcosgeograficos.com.br/adm/imagem/

Marcos Geográfico


IMPRIMIR